01 dezembro 2007

"Espelho de mim"

Um brinquedo comum nos parques de diversões “reflete” o comportamento humano. “Reflete” é mesmo o melhor termo. Trata-se daquele labirinto de espelhos que confunde e, quanto mais mostra a nossa incapacidade de encontrar a saída, mais nos incomoda. Uma frase de efeito na Psicanálise, que fundamenta toda a teoria proposta por Sigmund Freud, é “tudo o que me afeta no outro é meu”. Logo, as outras pessoas são espelhos que nos apresentam a oportunidade de nos autoconhecermos, constantemente. O pior dos defeitos em parentes, amigos, familiares, colegas de trabalho – enfim, nas pessoas com as quais interagimos - nos remete à mesma dificuldade encontrada em nós.
A arrogância do chefe é sua. O medo da mãe é seu. A passividade do marido te pertence. “Ele é muito indeciso”. Você, em algum nível, também deve ser. Sinto informar, mas é como ocorre em nosso psiquismo… Eu também demorei a aceitar a afirmação. Mas fui persistente e passei a observar melhor. Repare. O que mais te incomoda em sua mãe, em seu superior hierárquico no trabalho, em seu marido ou esposa, em seu filho ou filha, em seu amigo? Lá no fundo, mesmo sem querer admitir, você se comportaria da mesma maneira.
Comecei a entender melhor de mim e não ser uma estranha habitando meu corpo quando fui capaz de perceber isso, humildemente. Pelo menos, hoje, já sei algumas das várias limitações que devo superar, porque tenho vários espelhos que me mostram. E, depois, quando eu consigo,tenho outros tantos, que, novamente, me fazem enxergar. Afinal, para o lado positivo, a “regra” também funciona: o que você mais admira no outro também faz parte de você!


Taciana Chiquetti - Sexta-feira, 17/Agosto/2007
http://colunas.digi.com.br/tacy/espelho-de-mim/

Nenhum comentário: