03 dezembro 2007

Valencia! Antes tarde do que nunca

Fim de outubro... feriado de finados chegando, todo mundo trabalhando e eu com muita vontade de fazer uma trip. Não sabia onde ir, como ir, nem com quem. Cansei de esperar e peguei a estrada rumo a Valência.

Eu e minha maquina fotografica, companhia perfeita. Foi minha cúmplice de todos os lugares lindos que vi, também registrou em sua memória os momentos bons que passamos lá.


Primeiro dia, chego a Valencia as 6:30 a.m., e tratando-se de Espanha quer dizer noite, porque essa hora nao tem nada aberto e ninguem nas ruas... O ritmo mediterrâneo é bem diferente do nosso, aqui é a terra "de la siesta". Mas eu não podia perder tempo, tomei um café ali na estação mesmo e fui deixar minhas coisas no hostal. Mapa, guia turistico, minha companheira Cyber-shot e muita energia pra aguentar a pernada que me esperava pela frente!




Aproveitando que era a primeira hora da manhã, fui ao mercado central, ver o movimento da gente da cidade, o cheiro de peixe fresco, de fruta doce, de pão recém saído do forno. Peguei o jornal do dia e sentei um momento nas escadas da entrada, sem pressa, respirando os primeiros ares valencianos, vendo sua gente despertar e poco a poco dar vida a cidade.





E nas andanças cheguei à Plaça del Ajuntament, mais monumentos, predios historicos, turistas, engravatados, velinhos nos bancos da praça e o museo de historia da cidade. Para minha surpresa estava vazio. Nao sei se pela hora ou por puro desinteresse, mas pude passear tranquilamente entre documentos, armas, bandeiras e descubrir mais sobre a cidade. Tambem aproveitei para perguntar algo que tinha chamado minha atenção, o porque de duas L's no escudo da cidade, e resulta que é para lembrar que o povo Valenciano foi duas vezes Leal a sua coroa. De volta a minha rota ecológica (porque era tudo a pé!), cheguei a "Lonja de la Sede" (loja da sede), que antigamente funcionava como um banco, ou sede para as atividades mercantis da cidade. Um dos monumentos mais bonitos e curiosos que vi e declarado pela UNESCO Patrimonio da Humanidade. Por fora, além das tradicionais gárgulas góticas do alto do edificio, estão umas pequenas "estátuas" que servem de adorno nos marcos das janelas. Passam quese desapercebidas pelos apressados turistas, mas nao pela minha curiosodade. :) São imagens obsenas, pitorescas, e engraçadas. Coisas raras de se ver em um monumento historico! :P



Já na Catedral de Valencia, descobri (ou só confirmei) duas coisas, a igreja católica contou as maiores mentiras da historia e eles tem MUITO dinheiro. Da pra acreditar que tive que pagar pra conhecer a catedral??? Mas isso porque dentro, além dos quadros Goya e da já conhecida exuberância catolica, esta guardado uma das maiores joias (no sentido historico) do mundo, objeto de desejo e dúvida de muitas gerações, inspiração para livros e filmes (quem leu o Código da Vinci?), nada mais nada menos que O SANTO GRAL!!! Sim, eu estive na mesma sala que o cálice sagrado que Jesus Cristo usou na Ultima Ceia. Incrivel né? E não é nada disso que inventou o Sr. Dan Brown, não era nenhum registro de nascimento, nem árvore genealógica de Cristo, e muito menos a foto de uma mulher que poderia ser sua prima ou sobrinha distante (:P sei la!). Era um cálice como esses que todo padre tem na igreja na hora da comunhão. Até quem não é católico ja viu um. A diferença é que aquele era cheio de pedras preciosas e feito de puro ouro... O que me faz pensar na "tecnologia" usada na época de cristo pra fazer tais artefactos luxuosos... Humf! Deixa pra lá! Isso já é outro assunto.






Paradinha pra comer e mais igrejas, monumentos, plaça de toros, estacion de trem, e muuuito cansaço! Mais de 12 horas andando sem parar! Decido voltar pro hostal recuperar as energias.









Banho relaxante, comidinha e fazer amizades. Tudo combinado pra dar uma volta pela noite, conhecer os barzinhos, ver os gatinhos (:P) e enquanto espero o pessoal fazer a janta, apaguei! Durmi mesmo... hihi Aí ja desisti de festa... Afinal eu tinha que descansar pro outro dia.


Sábado, 03 de novembro, esse foi o dia da Ciutat de las Arts i la Ciencia de Valencia (CAC). Para começar eu queria ir andando pelo parque que foi construido em cima do Rio Turia, que corta toda a cidade de fora a fora. Como eu já estou acostumada em Barcelona, não extranhei de nao ver água. Apesar de ser um rio, de ter pontes pra atravessar e da cidade se desenvolver ao redor dele, nao tem água, é que eles canalizam tudo por aqui, pra deixar mais bonito... :S E realmente fica bom, parques publicos com academias ao céu aberto, quadras de esportes e algo que me encantou: Gulliver! É um buneco gigaaante, onde as crianças (ou gente retardada como eu :P) pode subir, ou melhor, escalar e é cheia de escorregadores :D!!! Um brinquedo bem bolado, divertido e diferente. Amei! E é claaaro que eu subi neh!?




Dois pasos pra frente comecei a ver a pontinha do iceberg, a CAC é monumetal! Me dava a sensaçao de ter viajado no tempo e estar em algum lugar do futuro! Me meti pelo meio de colunas e lagos até achar a "porteria", como a verba e o tempo eram curtos optei por entrar só no museo de ciencias e na exposição do Titanic! Acabava de sair do futuro e entrei no túnel do tempo pro passado. Uma viajem desde a idéia da criação até o que se sabe hoje do Titanic. Infelizmente não podia tirar fotos, mas já vimos bastante no filme neh? hihihi




Próxima parada: Museo de Ciências Príncipe Felipe. Interativo, dinâmico, interessante, pedagógico e o lema do museo é "proibido não tocar", assim que eu tava realizada, e ainda podia tirar fotos! Fiquei la dentro até o ultimo minuto que eu tinha, sai a tempo de tirar uma unica foto da CAC na noite, o que foi uma pena, não tanto pela foto, mas ficou na vontade desfrutar da paisagem tranquilamente. Quando escurece acendem as luzes e todos os lagos se transformam em espelhos e multiplicam a beleza do lugar. Mas antes de ver qualquer coisa mais tomei o rumo de casa, eu e a CyberShot, cheias de novas recordaçoes e prontas pra outra!





Eu vi nascer o pintinho!!! hihihi :P



4 comentários:

Nice disse...

AHHHH!! Esto es Valencia??? Joder... yo no vi nada de eso cuando fui... :(

By the way, de donde sacó Jesús tanto dinero para semejante caliz? Como saben que es el mismo que usó?? No viste Indiana Jones?? Yo hubiera jurado que era una copa simple y sin adornos :P

PD: Con semejante post, ahora entiendo por primera vez a mis pobres victimas... :P

Unknown disse...

Ai amiga...
tudo lindo!!!
me atualizei das tuas façanhas, li todo o teu blog, de cabo a rabo!!!
hihihihihi
Naum adianta amiga, eu sou tua fã!!!
Aproveita muito a vida!
E não perde nenhum momento de felicidade pensando em que pode ser o melhor a fazer!!!
te adoro, bjaum!!!

Aline Moraes disse...

Nice,

Si... Valencia es linda! :) ijiji
En la realidade, bueno, cuentan los curas, que el calice "REAL" es solo la parte de arriba, que esta echo de una piedra semi-preciosa, y que despues un Papa-noseque mando hacer la parte de abajo con las alitas y las piedras y el oro... :) Esto es!
Indiana Jones? Deveria haber visto?

Gracias por lo de victimas... Yo por lo menos nunca me senti asi leiendo tus aventuras :S Y.. no era asi taaaann grande! :P

Aline Moraes disse...

Catitaaaaa!!!
Que lindo saber que tu leu! Fico mto feliz de compartir contigo minha vida, como sempre foi! :D
Obrigada pelo conselho! :)
Tu sabe que eu tambem te amo!
bjim