04 dezembro 2007

Santa Prisca

Um dia, em algum lugar do meu passado, alguém me chamou de Prisca e desde sempre esse era um nome inventado, meu, pra mim, sem lógica nem registro anterior. Até o dia que eu fui pra Roma e passeando pelas ruas vi um hotel que se chamava Santa Prisca. Ou seja, esse nome existe! E é de uma Santa! E lá vou eu buscar a história, fotos e tudo... Curiosidade... Curiosidade!






Santa Prisca - Mártir do dia 18 de janeiro


Também se chama Santa Priscila. Desde muito antigamente se tributa culto em Roma a esta jovem romana. No século IX, mediante excavações arqueológicas, foi descoberto que estava enterrada en Aventine com o nome de Priscila, mulher de Aquila, um judeo cristão.


Existe em Roma uma bela igreja de Santa Prisca, que foi contruida sobre o santuario de Mitra, um deus pagão.


Segundo as Atas, escritas no Século X, quando falam dela, dizem que era uma adolescente que foi levada ao anfiteatro para divertir as pessoas e chegando lá soltaram um leão em cima dela, mas invés de destrossar-la em pedaços, o felino se curvou aos seus pés. Depois disso foi encarcerada e no dia da sua morte uma águia velava seu corpo, até que foi enterrada na hoje conhecida como Catacumbas de Priscila. Esta ultima esta aberta ao público e é uma das mais antigas e interessantes catacumbas de Roma. Na atualidade há uma igreja dedicada a seu nome desde o século IV.


No que diz respeito a arte os pintores a imortalizaram com o leão domado ou domesticado a seus pés, que também significa a queda do paganismo, e com uma águia e uma espada perto dela. Seus resto ainda se veneram em Roma.


***

Prisca, é um nome que nos soa um pouco estranho, significa: "a primeira". Mas evoca uma grande Santa, que se impôs à admiração de todos nos primeiros tempos do Cristianismo. Ela foi considerada a mais antiga santa romana e se tornou uma das mulheres mais veneradas na Igreja.








PS.: Eu nao sou católica, nem quero fazer culto a esta santa, foi só uma curiosidade, é que me surpreendem as coincidencias da vida! :D

5 comentários:

Anônimo disse...

olá, buscando sobre santa prisca cheguei aqui, e tbem me impressiono com as coincidencias da vida! sou priscila carrara, do dia 18 de janeiro, e mta gente tbem ja me chamou de prisca. heheheh! nao sabia que ela existia, agora qdo for a roma vou querer conhecer a igreja!
bjo grande!

Anônimo disse...

que legal

Anônimo disse...

meu nome tb é priscila

Prisca Carla disse...

Olá meu nome é Prisca Carla.
Recebi o nome Prisca de minha mãe, porque era o nome de minha avó paterna.Quando adolescente detestava este nome por ser diferente, hoje não me importo muito com o fato de ser diferente, mas desde o pequena sabia que meu nome era biblico, pois sou catolica, a única dificuldade era achar algo que falasse sobre a santa ou mesmo uma imagem, até hoje ainda não achei uma imagem para comprar, mas pelo menos agora consigo saber um pouco mais sobre a vida de Santa Prisca graças a internet.Obrigada por divulgar a história.

Conceição Cavalcanti-Aracaju disse...

Olá Prisca:
Coloquei o nome de Priscila em minha filha, porém, embora soubesse da existência da Priscila da Bíblia, não sabia que ela era considerada santa pela igreja.
Gostava da sonoridade do nome e o conheci através do nome da esposa do Elvis (Presley). Que bom saber que existe uma igreja em homenagem á ela!