23 novembro 2007

Bate-chocho - La barreira linguistica

Depois do almoço, conversando com Nice...
-A merda do meu bate-papo do gmail nao funciona, fica caindo a conexao o tempo todo, mas o email funciona. Nao sei o que é.
-Bate-papo! hhahaha Sabias que en Argentina eso no suena nada bien? porque papo se dice al chocho, boluda. Imaginate... Bate-chocho. jajajajaja Bate que bate
E a coro: Q bate o chocolate! :P
-Aahhhhhh! Sabe uma carne que se usa pra fazer um caldo, uma carne extranha...
-Carne? De que?
-Carne... de boi! Carne, normal. Uma que é assim gosmeeeeenta...
-Gosmenta? Que es eso?
-Eh... Gosmenta. Assim como... nhanm nhanm...
-Como?
-Assim... sei la... pegajosa, com um aspecto nojento, nao sei!
-Pegajosa? Puaj! Una carne pegajosa?
-Nao... nao sei explicar... eh...
-Si, ya sé lo que querés decir. Es una mezcla entre pegajosa y chirle pero no me sale la palabra... las viejas la usan....
-Chirle? Que é isso?
-Sí, chirle!! Como... viste cuando el puré te sale muy aguado??
-Ahhhh... Sim.
-Bueno, el puré te salió chirle... pero no es esta la palabra, es una mezcla entre chirle y pegajoso...
-Aham... Gosmento... Sabe uma lesma? Eh! Isso... tipo uma lesma!
-Lesma? Que es eso?
-Lesma boluda! Esse bicho que tu toca as anteninhas e faz tchufff... Que tu poe sal e ele morre, faz pssff...
-Ah! Babosa!
-Nao!
-Caracol!?
-Nao, parecido... esse que vai deixando um rastro gosmento...
-Sí, babosa!
-Nao, babosa é uma planta... Lesma! Esse bicho que parece um caracol, e se arrasta... gosmento! Que é tipo uma praga nas plantas, mas nao é babosa...
-Pero si boluda!!!! Que planta ni planta! En español es babosa! Que le ponés sal y se seca.
-Ahhh... Que extranho... em portugues babosa é uma planta.
-Hummm... que asco! Una carne que parece una babosa!
-Nao é bem isso... é uma carne que tu poe na boca e tem um aspecto extranho, que parece que nao se desmancha... entende? Tipo... (fiz umas ondinhas com a mao.) Sei la!
-Mmmm... (:S) si... no sé... en Argentina hay una que parece como una toalla.... (hizo olitas con la mano) como blan...
-ISSO!!! Bueno... (Respiro e me tranquilizo depois de tanto trabalho pra fazer uma argentina entender algo em portugues!) Essa carne, no Brasil, nos chamamos de MONDONGO!
-Duuhhhh... Boluda! Cómo te pensás que se llama en Argentina!!? Mondongo!!!!
-AHIUAHIUAHIUHAIUAHIUAHIUAHIUHA
-JJJUUUUUUUUUAAAAAAAAAAAAAAAAA
E a Nice me disse:
-Qué pelotuda!!! Las vueltas que dimos al pedo!! Por qué no me dijiste "mondongo" de entrada??
-Pois é... Porque hoje de manha eu tava tentando explicar isso, nao sei pq, pras minhas colegas de trabalho, eu disse mondongo, mas elas nao sabiam oq era. E me disseram que aqui na Espanha, mondongo é o chocho! (:D) E como tu disse bate-papo... Lembrei do mondongo!




E pra quem nao entendeu merda nenhuma, ta ai o mondongo. :P






**Post elaborado com a colaboração de Nice - given to fly!

22 novembro 2007

O pequeno príncipe

E foi então que apareceu a raposa:- Bom dia, disse a raposa. - Bom dia, respondeu polidamente o principezinho que se voltou mas não viu nada. - Eu estou aqui, disse a voz, debaixo da macieira... - Quem és tu? perguntou o principezinho. Tu és bem bonita. - Sou uma raposa, disse a raposa. - Vem brincar comigo, propôs o princípe, estou tão triste... - Eu não posso brincar contigo, disse a raposa. Não me cativaram ainda. - Ah! Desculpa, disse o principezinho. Após uma reflexão, acrescentou: - O que quer dizer cativar ? - Tu não és daqui, disse a raposa. Que procuras? - Procuro amigos, disse. Que quer dizer cativar? - É uma coisa muito esquecida, disse a raposa. Significa criar laços... - Criar laços? - Exatamente, disse a raposa. Tu não és para mim senão um garoto inteiramente igual a cem mil outros garotos. E eu não tenho necessidade de ti. E tu não tens necessidade de mim. Mas, se tu me cativas, nós teremos necessidade um do outro. Serás pra mim o único no mundo. E eu serei para ti a única no mundo... Mas a raposa voltou a sua idéia: - Minha vida é monótona. E por isso eu me aborreço um pouco. Mas se tu me cativas, minha vida será como que cheia de sol. Conhecerei o barulho de passos que será diferente dos outros. Os outros me fazem entrar debaixo da terra. O teu me chamará para fora como música. E depois, olha! Vês, lá longe, o campo de trigo? Eu não como pão. O trigo para mim é inútil. Os campos de trigo não me lembram coisa alguma. E isso é triste! Mas tu tens cabelo cor de ouro. E então serás maravilhoso quando me tiverdes cativado. O trigo que é dourado fará lembrar-me de ti. E eu amarei o barulho do vento do trigo... A raposa então calou-se e considerou muito tempo o príncipe: - Por favor, cativa-me! disse ela. - Bem quisera, disse o principe, mas eu não tenho tempo. Tenho amigos a descobrir e mundos a conhecer. - A gente só conhece bem as coisas que cativou, disse a raposa. Os homens não tem tempo de conhecer coisa alguma. Compram tudo prontinho nas lojas. Mas como não existem lojas de amigos, os homens não têm mais amigos. Se tu queres uma amiga, cativa-me! Os homens esqueceram a verdade, disse a raposa. Mas tu não deves esquecer. Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas."

Antoine de Saint-Exupéry
>Porque me apetece cativar e que me cativem! Porque amo minhas amizades. No más.

20 novembro 2007

(In)decisão

Nunca fui boa tomando decisões importantes, isso de ficar em cima do muro é comigo mesmo. Mas sempre chega esse maldito dia que nao tem outra saída que nao seja escolher. E nunca é uma simples escolha. Nao to falando do dia que decides ficar em casa e perdes aquela festa do caralh*#$º, nem do dia que decides fazer uma dieta e perdes 5Kg. To falando do dia que tua vida toma outra direçao. Quando cresces, aprende, muda. Algo que vai mais além de experiencias, algo que te transforma por dentro.


Estou chegando ao limite de qualquer prazo pra decidir minha vida e estou começando a desesperar-me! Pensei em fazer uma enquete na internet, com 4 ou 5 opçoes, no final escolheria o mais votado, uma questao de senso comum. Nao?
(Wikipédia: "Pelo senso comum, fazemos julgamentos, estabelecemos projetos de vida, adquirimos convicções e confiança para agir." - tudo oq eu preciso!)


Mas também através do senso comum, resolvi que não era uma boa idéia. :(
Assim que volto ao princípio. Nada.
Pra complicar um poquinho estive pensando no passado, afinal tinha q começar por alguma parte, e me dei conta do terrivel que sao estes momentos. Pela primeira vez vi com claridade cada vez que disse um "sim" ou "nao" que mudou minha vida, e fiquei delirando, imaginando todos os universos paralelos nos que eu estaria hoje se a resposta fosse diferente naqueles dias. Ufa! Fiquei tanto tempo pensando nisso que esqueci de pensar no futuro e quando voltei a realidade nao tinha so indecisao. Também tinha medo!
Quero viver tudo, todas as possibilidades, nao quero daixar nada pra trás. E sei que isso é uma poco complicado sendo uma só pessoa. :S É triste deixar pra tras uma vida, escolher so uma, esquecer todas essas realidades paralelas que so existem na minha imaginaçao. E quero ver se o senso comum nao me da razão nisso!
Decidir um futuro nao é facil. Isso tá decidido.

15 novembro 2007

Brasileira? Eu?



Estás tomando umas copas com uma amiga num bar qualquer. Chega um homem e puxa conversa.

-Hola Guapa. ¿Que tal?
-Bien. (Respondo por educação)
-Como te llamas?
-Aline. (Vendo a cara dele tentando entender que nome extranho era aquele, repito mais 2 vezes.)
-Pero... ¿De dónde eres?
-De Brasil.
-Brasileira!!! :D (Assim em português mesmo. E o rosto dele se ilumina. Começa a mover o corpo como imitando uma dança qualquer. Será o samba?)
-Sim. (:S Viro as costas e vou embora. Fim da conversa.)

Aqui começo a ficar vermelha, e não eh de vergonha, eh de raiva!
Fico com raiva pq sei oq ele e todos os outros pensam quando escutam "I'm from Brazil."
Desculpa aí se estou generalizando, mas fico louca de saber que as pessoas nao tem a minima ideia de como eh o Brasil e ficam imaginando que eh só samba e carnaval. Bom, depois de Cidade de Deus também sabem que todos vivimos em favelas. Será que essa gente nao tem nenhum poquinho de cultura? Ou será que só estavam tentando ser simpaticos comigo?

O que eu sei é que os espanhois também nao gostam quando a gente pensa que todos vao pela rua de toreros e as mulheres com vestido vermelho e castanhola (muito menos os catalães). Entao porque pensar que no Brasil somos todos mulatos e que passamos o tempo sambando seminus nas favelas? É injusto. E eu odeio injustiça! Exigo um poquinho mais de cultura nesse mundo!

Quero que todos saibam que o maior país da América Latina nao eh nada do que eles pensam. Quero que todos saibam que a Amazonia eh nossa, e que eh a maior reserva natural do mundo. Que nossa música nao eh so o samba (e aquela: "Chorando se foi..."). Que nosso país, por ser muito acolhedor, tem misturas de muitas razas, e quem sabe um poquinho de historia sabe que familias inteiras de europeias imigraram para América nos tempos de vacas magras. Que temos comunidades inteiras de japoneses, chineses, árabes, judeus, e que todos vivem em harmonia. Que levamos no DNA um poquinho de todas essas razas, também dos nossos índios tupis guaranis, e com certeza dos negros. E que saibam, negros descendentes de escravos africanos, trazidos em navios negreiros pelos portugueses em sua época de império. E não vou nem falar dessas questões hitóricas e dos nossos conquistadores, porque aí sim, me da muita raiva! (Putos portugueses! :P)

Ou seja amigos, não extranhem se da proxima vez que a gente sair juntos eu disser pra alguem que sou da Groelandia (por dizer alguma coisa), é que nao to afim de ouvir a mesma babaquice, ou entao ser super chata tentando explicar que no brasil nao...

Ah! Ja ia me esquecendo! Também somos o país do futebol! Aí sim sou brasilera! :D Com muito orgulho!!!


:P

14 novembro 2007

Parabéns Nice!!!

Amiga! Minha amiga querida, mi hermana!
Nena... Que o teu dia seja lindo, repleto de alegria e felicidade, e que possamos passar uma semana comemorando como ja é de costume.
Que o teu maior presente seja a realizaçao dos teus sonhos, de preferencia junto com teu principe azul!
Gracias por todos os momentos lindos que passamos juntas.
Gracias por me aguentar e que Deus te de paciencia pra mto mais.
E gracias por entender cuando eu falo portuñol. :P
Parabéns! Mtas felicidades! Enhorabuena! Feliz cumple!
:D

Que se repita!

13 novembro 2007

Só pra dizer...

que eu to tentando atualizar, mas nao da tempo!!!
Me disseram que pra organizar a vida tem que separar o dia em tres partes iguais.
*8hs de trabalho. ok!
*8hs de lazer. ok!
*8hs de sono. to tentando!
mas diz ai... que horas faço o blog?????
Se TU nao ficasse 1 hora falando no telefone cmgo, TU meia hora mais; TU me pedindo pra fazer a janta; TU usando o meu computador e eu perdendo tempo com qualquer coisa... aiai!
Te prometo que tem um post no rascunho...
Fui!